Bitcoin: Cristãos são chamados a usar dinheiro baseado na verdade
Tradução do texto postado pelo Presbítero Adam Moore aqui: https://bitcoinmagazine.com/culture/bitcoin-christians-are-called-money-truth
Nota do Sobrinho:
Traduzi o material por acreditar que há pouco conteúdo lusófono no tema. As ideias defendidas são de total responsabilidade do autor e não representam necessariamente a minha opinião. Adicionei hiperlinks em português que não estão relacionadas ao artigo original e também não refletem necessariamente a minha opinião e/ou a opinião do autor, mas foram inseridas para fins didáticos.
Os cristãos são chamados a ser pessoas verdadeiras. Já que Satanás é o pai da mentira, nós cristãos devemos protestar e nos opor a toda e qualquer falsidade, onde quer que seja encontrada. Como cristão e bitcoinheiro, fiquei desapontado e frustrado ao ler o artigo da The Gospel Coalition intitulado: “Pergunte ao economista: um cristão deve investir em Bitcoin?”, do Dr. Greg Phelan. A origem de Dr. Phelan em Yale talvez tenha enviesado sua visão sobre o Bitcoin para o lado do establishment, que é contra novas formas de dinheiro.
É triste ver um economista cristão propagar os mesmos pontos de vista cansativos dos keynesianos, que servem para escravizar a humanidade com sua adoração abjeta às políticas monetárias estatistas.
Como presbítero governante em uma igreja da Igreja Presbiteriana na América e bitcoinheiro, tive que responder e vou detalhar o artigo parte por parte.
O artigo se inicia do seguinte modo:
“Um dos maiores relatos do mercado financeiro na última década é a ascensão astronômica do bitcoin e de outras criptomoedas.”
Já vou parar por aqui.
Primeiramente, o Bitcoin não é apenas uma das muitas criptomoedas, é o original — a descoberta “do zero”. Bitcoin é uma categoria especial e incomparável, devido à sua longevidade, tamanho e força da rede, além da grande estrutura de incentivo financeiro. Enquanto as pessoas tentam comparar o Bitcoin com outras criptomoedas, o bitcoin alcançou tanto o Schelling Point (ou escolha de consenso) quanto o Lindy Effect (remanescente campeão) necessários para defini-lo como uma moeda especial. Mas vamos continuar…
Primeiro, lemos sobre a falta de rendimento de dividendos e ganhos de capital do bitcoin. É verdade que o bitcoin não tem rendimento porque não é uma ação. Mas nem todo investimento precisa de uma curadoria e um dividendo anual. Por exemplo, o setor imobiliário não produz dividendos e, no entanto, entendemos que é um investimento lucrativo.
A tese de investimento em bitcoin é totalmente diferente da de ações ou títulos. O ponto pelo investimento em bitcoin é que as moedas fiduciárias entrarão em colapso porque as pessoas preferirão mover seu capital para uma ferramenta monetária que manterá e até aumentará seu valor ao longo do tempo. Simplificando, o poder de compra das moedas fiduciárias tenderá a zero porque elas continuam sendo infladas pelos bancos centrais.
Seguindo em frente: “Dividendos futuros não podem justificar um aumento de preço para criptomoedas.” Isso é absolutamente falso. Os metais preciosos também podem subir de preço devido à queda do valor do dólar. Bitcoin não é diferente. Espera-se que o mercado imobiliário à beira-mar aumente porque mais e mais pessoas nascem todos os dias, e essas pessoas competirão pelo recurso escasso e precioso que todos desejam.
Dr. Phelan acerta em uma coisa: “Então, por que as pessoas investem em criptomoedas? Porque eles esperam que o preço suba.” Bom trabalho! No entanto, os bitcoinheiros não esperam que o preço suba apenas porque há mais “otários” para comprar, aumentando o preço artificialmente. Em vez disso, os bitcoinheiros afirmam que o número de dólares continuará a aumentar em comparação com a oferta finita de bitcoin, ou seja, 21 milhões. Os humanos precisarão de uma ferramenta monetária finita para armazenar sua riqueza. Essa ferramenta será o bitcoin.
O preço fixo do Bitcoin? Tudo que existe dividido por 21 milhões.
O artigo continua:
“Um ativo que nunca paga dividendos, mas tem um preço que continua subindo é uma bolha. Um investidor pode acreditar que o bitcoin é uma bolha e investir racionalmente desde que espere vender antes que a bolha estoure. Mas isso não é investir; isso é jogo de azar, e é um jogo de soma zero.”
Esta afirmação é enganosa. Bitcoin não é uma aposta porque sabemos que o número de bitcoins é fixado pelo código. Não é uma aposta que o número de dólares fiduciários continuará a tender ao infinito. É tolice não comprar bitcoin porque sabemos que existe um número finito de bitcoin e um número infinito de dólares. Em última análise, guardar dólares é uma maneira absolutamente certa de perder o valor da própria riqueza, todos os dias de todos os anos.
Greg continua a falar sobre bitcoin em termos de moeda, mas apenas “talvez”. Ele diz: “Mas o bitcoin é um meio de pagamento muito menos robusto do que outras moedas”. Isso, novamente, é falso. O Bitcoin continua a provar, repetidamente, que é um método de pagamento muito superior a qualquer outra forma de pagamento. Recentemente, usei uma transferência bancária para depositar dinheiro em uma conta. Levei nada menos que CINCO DIAS para que o dinheiro finalmente fosse depositado. Não me fale em cheques, que estão sujeitos a falsificação e atraso, ou em cartões de crédito com 3% de taxas de processamento do comerciante e 18% de juros ao consumidor. Os pagamentos em Bitcoin são finalizados em menos de uma hora, sem possibilidade de reversão, para sempre. Recentemente, enviei milhares de dólares em bitcoin por 75 centavos.
Os meios tradicionais de pagamento em dinheiro fiduciário estão sujeitos a longos atrasos e altas taxas. Os comerciantes são frequentemente atingidos por estornos devido a disputas de crédito até seis meses após a transação. Muitas empresas legítimas tiveram seus serviços financeiros negados porque lidam com armas, questões políticas, cannabis, metais preciosos e outras indústrias ditas “arriscadas”.
Se um governo acredita que você é um terrorista, ele tem o poder de confiscar seus fundos sem julgamento. Se você for pego com uma grande quantia de dinheiro em seu carro, a polícia pode levá-la, sem justa causa. Se você retirar mais de 6 mil dólares do seu banco, eles relatarão essa transação à Receita Federal. Dólares são um método de pagamento muito inferior em todas as situações imagináveis. O que cada uma dessas desvantagens tem em comum é que todas derivam da sede insaciável do estado de controlar sua vida. Eles acreditam que eles, não Deus, têm controle supremo sobre suas finanças.
Continuando na linha de raciocínio sobre a moeda, “Embora haja uma demanda no mercado negro por transações de bitcoin por causa do anonimato, o nível atual de pagamentos não pode explicar o preço”. Ah, o velho conto do “mercado negro”. Esta bobagem banal foi desmascarada várias vezes. O Bitcoin tem sido usado para atividades ilícitas, com certeza, assim como dinheiro, contas bancárias suíças, transferências eletrônicas e todas as outras formas de pagamento. Todo e qualquer pagamento de bitcoin é registrado permanentemente na timechain, tornando-se um meio de pagamento terrível para criminosos.
O autor continua: “Como moeda, o bitcoin não é tão bom quanto dólares ou qualquer outra moeda. Não há discussão sobre isso.” Bem Greg, eu discuto! eu discuto! Enviei bitcoin para pessoas de todo o mundo com pequenas taxas sem a necessidade de permissão de qualquer banco ou governo. Imagine como os cristãos poderiam ajudar seus irmãos crentes em países pobres e/ou sancionados enviando-lhes pagamentos imediatos, com taxas baixas, sem medo de roubo do governo. Com bitcoin, posso enviar pagamentos a um missionário no Irã todos os dias, sem medo de atraso ou negação por sanção do governo.
Em seguida, temos a velha mentira diabólica sobre a estabilidade de preços: “Todos os economistas concordam que um preço estável é altamente desejável para uma moeda”. Errado! Não quero que meu dinheiro fique apenas estável. Eu quero que meu dinheiro seja deflacionário. Por quê? Porque isso significa que minha riqueza armazenada está se beneficiando do aumento da eficiência econômica ao longo do tempo. Com o passar do tempo, as coisas devem ficar cada vez mais baratas. Devemos ver salários mais baixos porque o número e a qualidade das coisas que nosso dinheiro compra deve aumentar à medida que os avanços no conhecimento e na eficiência industrial melhoram. Para saber mais sobre por que a deflação é boa, veja o livro “The Price of Tomorrow” de Jeff Booth.
Continuando, “o Bitcoin teria que substituir moedas globais como o dólar e o euro para ter um valor de liquidez equivalente. A maioria dos economistas acha isso absurdo. ” Querido Greg, você também sabia que se o homem fosse feito para voar, Deus teria lhe dado asas? A declaração do Dr. Phelan me lembra a comparação de Paul Krugman da Internet com uma máquina de fax. O Bitcoin tem apenas 12 anos e tem uma capitalização de mercado de mais de US$ 1 trilhão. Existem literalmente centenas de trocas de bitcoin registradas apenas nos EUA. Existem mais de 30.000 caixas eletrônicos Bitcoin nos EUA. Você pode comprar bitcoin usando CashApp e Venmo. Não vou confundi-lo com a existência da Lightning Network, mas basta dizer que posso enviar pagamentos instantâneos mais baratos do que o custo de um selo enquanto você fala sobre liquidez. Ninguém duvida da liquidez do ouro e da prata, mesmo que nenhum banco de varejo aceite seu depósito de ouro.
Dr. Greg Phelan novamente descreve o bitcoin como uma bolha, citando o economista estuprador de crianças John Maynard Keynes, “Bolhas podem persistir por muito tempo. John Maynard Keynes disse a famosa frase: ‘O mercado pode permanecer irracional por mais tempo do que você pode permanecer solvente’”. O legado de Keynes como economista é aquele que produziu mais miséria e sofrimento do que talvez qualquer um nos últimos 100 anos. Suas teorias sobre os benefícios da expansão do crédito do governo, ou dinheiro barato, levaram os bancos centrais a novas profundidades de empréstimos perdulários, o que arruína o ciclo natural dos negócios. Ao contrário dos ideais da escola de economistas austríaca de permitir que o mercado estabeleça as taxas de juros, as teorias keynesianas fornecem justificativa acadêmica para o controle governamental da política monetária. Keynes é uma desgraça e nunca deveria ser invocado, exceto para zombar como um hedonista desdenhoso que não respeitava a lei de Deus. Embora seja verdade que os mercados pareçam irracionais, às vezes, quando o mercado descobre dinheiro sólido, ele transfere valor do dinheiro ruim para o bom.
Em seguida, Greg postula: “Com ativos reais, você obtém um retorno porque coloca o dinheiro em risco e é colocado em uso produtivo”. Que melhor uso produtivo poderia haver do que arrancar o controle da política monetária de socialistas maníacos que odeiam a Deus de volta às mãos do trabalhador? A razão pela qual o bitcoin existe é que os humanos são incapazes de colocar seu dinheiro em uso produtivo completo porque o valor de seu dinheiro é derretido pelo roubo da inflação. Veja a declaração do Bloco Gênesis “Chanceler à beira do segundo resgate de bancos”.
“Quando você compra uma ação ou um título corporativo, do outro lado do seu investimento está uma empresa que usa seu dinheiro para expandir, criar novos produtos, empregar trabalhadores — espera-se, servir ao bem comum.”
Neste ponto, estou me perguntando se o Dr. Phelan se considera capitalista ou socialista. “O bem comum” geralmente é só um outro termo para “bem planejado centralmente e autorizado pelo governo”. O homem é chamado, por Deus, para trabalhar pelo domínio da criação (Gênesis 1:26, 28), para a glória de Deus e o gozo do homem (Isaías 65:22). O “bem comum” é um conceito que se infiltrou em nossa consciência pública e soa como uma boa coisa cristã de se dizer. Afinal, quem poderia argumentar contra investir no bem comum? Mas aqui está a questão: por qual padrão consideramos algo o bem comum? Talvez o bem comum para um homem seja fornecer um vasto exército permanente pago por impostos. Talvez o bem comum para outro homem seja construir uma monstruosa exposição de arte moderna em sua propriedade privada. O homem não é chamado a trabalhar para o bem comum, mas para o seu próprio bem específico. É verdade que outros se beneficiam indireta e diretamente do trabalho de um homem, mas trabalhar para o bem comum, como tal, não é o objetivo do trabalho produtivo. O homem é designado por Deus para trabalhar para o seu próprio bem e para o de sua família.
Falando de bem e mal, o abominável e imundo dinheiro fiduciário o Federal Reserve criou pelo roubo da riqueza e do trabalho do homem é um dos maiores males perpetrados pela humanidade. O maior “bem comum” que se pode imaginar é tirar o Estado do dinheiro. Isso não é hipérbole.
“Os cristãos devem estar animados para investir em maneiras que sirvam ao bem comum, seja usando seus fundos de aposentadoria para alinhar valores e investimentos ou fornecendo financiamento para uma lavagem de carros para gerar empregos ou de várias outras maneiras. Investir cria e serve.”
Concordo plenamente com a noção de que investir serve ao nosso semelhante! No entanto, nosso sistema de dívida alimentado pelo governo nos trouxe um terrível cenário monetário infernal, onde os investidores são forçados a entrar na corrida dos ratos de buscar lucros de empresas repletas de maus investimentos, na esperança de serem socorridos pelos contribuintes. Em vez de acumular capital economizando para as despesas, os investidores são forçados a pedir dinheiro emprestado para se manterem competitivos, levando a maus investimentos e ao ciclo keynesiano de expansão e recessão. Tudo isso é evitável se voltarmos ao dinheiro sólido. E como não podemos confiar nosso dinheiro ao governo, precisamos de uma alternativa de ferramenta monetária. Pesquise sobre bitcoin.
Para encerrar, lemos: “Dada a escolha entre investir em uma bolha que permite transações ilícitas no mercado negro ou investir em ativos reais que se espera que sirvam ao bem comum — a escolha deve ser óbvia para os cristãos”.
Olá? Dorothy ligou, ela quer seu espantalho de volta. Imagine a ousadia de chamar bitcoin de dinheiro de atividade ilícita! Não vemos, todas as semanas nos noticiários, políticos, banqueiros e fraudadores corporativos abusando de nosso sistema monetário?! A coragem de sugerir que o bitcoin de alguma forma tirou os criminosos da toca para enganar e enganar a todos com dinheiro mágico da internet! A única bolha que existe é aquela criada pelo zumbido da impressora infinita de dinheiro pelos banqueiros centrais sem Deus. São eles que têm inflado as bolhas da dívida pública e dos preços dos ativos devido à sua impressão desorganizada.
A verdade é que o único dinheiro bom aos olhos de Deus Todo-Poderoso é o sound money. O dinheiro nada mais é do que uma medida de valor. A Bíblia diz que pesos e medidas falsos são uma abominação ao Senhor (Provérbios 20:10). O Federal Reserve vem diluindo a oferta de dinheiro desde 1933 e colocou o prego no caixão em 1971. Isso é roubo. Os bancos do governo não estão seguindo as regras. Isso está pervertendo a balança da justiça, fazendo você gastar mais dinheiro do que recebe. Isso dilui a riqueza das pessoas que detêm dólares. Deus advertiu explicitamente o povo de Israel contra medidas injustas: Levítico 19:35–36 “Não cometerás erro algum no julgamento, nem nas medidas de comprimento, nem de peso, nem de quantidade. Terás balanças justas, pesos justos, um efa justo e um him justo: eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito”. Dinheiro injusto, ou dinheiro que aumenta constantemente em número, é roubo, e uma violação do oitavo mandamento: “Não furtarás”. A referência em Levítico à salvação do povo de Israel pelo Senhor ressalta o significado da aliança desse mandamento.
Bitcoin é um presente de Deus. Alguns postularam que Satoshi poderia até ter sido um anjo porque o presente que ele deu à humanidade é divinamente inspirado. Embora isso seja absurdo, não é exagero ver que o bitcoin, em vez de ser uma bolha que alimenta a atividade criminosa, é a agulha que fura a bolha da política monetária imoral de estados perversos e gananciosos que roubam a riqueza e o fôlego de vida dos seus escravos assalariados.
Bitcoin é a prova de que Deus nos ama e quer que sejamos felizes. É um dom comum da graça que flui do trono do amoroso Pai Celestial. Bitcoin é a prova de que Cristo realmente reverteu a maldição do pecado e que as bênçãos da salvação realmente mudam tudo em um mundo caído. Como os cristãos são chamados a buscar o que é bom, sugiro que converter dinheiro fiduciário para o bitcoin é o dever de todo cristão.